Projeto IDE

Projeto IDE

“Não queremos que o nosso trabalho se perca e que todo o investimento que fizemos na vida dessas crianças e juvenis venha a ser desperdiçado. Para garantir o fruto do nosso trabalho, sem dúvida alguma precisamos crer, mas também podemos trabalhar de maneira prática. ” Pra. Márcia Silva

Este é um projeto que visa a enviar os juvenis de 12 anos para a Rede de adolescentes. Esse envio consiste nos dois aspectos citados no slogan: “implantar e enviar”. Implantamos quando apenas conduzimos o juvenil para uma célula de adolescente. Enviamos quando mandamos os juvenis como líderes para a Rede de adolescentes.

Como nem sempre conseguimos preparar o líder a tempo, fazemos das duas maneiras. O alvo do projeto é a consolidação desses juvenis, que muitas vezes não é possível ser feita até os 12 anos, para que possam continuar firmes na igreja e se tornarem líderes no futuro.

No ministério com crianças e juvenis, precisamos trabalhar para ganhar e também para consolidar. Infelizmente, são poucos os que se preocupam com isso. Mas, é preciso mudar de atitude, pois, quando isso não é feito, perdemos muitos frutos. Essa fase de transição é muito delicada e tanto pode nos levar a perder como a garantir a colheita, tudo depende da nossa postura diante dos fatos.

Por um lado, os juvenis não querem ficar e precisam ir, mas, por outro, eles não sabem para onde ir e como fazer isso. Eles precisam de orientação e ajuda e, se bem orientados e acompanhados, eles permanecerão, fazendo com que, certamente, o propósito do nosso ministério, que é formar discípulos, seja alcançado.

COMO PROCEDER NA IMPLANTAÇÃO

Cada pastor de Rede deve identificar as células com juvenis de 12 anos. Isso já é feito através dos líderes de células com vistas ao batismo e também a fim de enviá-los para o Cursão. Segue então o mesmo critério.

O pastor deve trabalhar para enviar esses juvenis ao final do ano, quando são feitas muitas mudanças. O ideal é enviá-los já batizados e, se possível, tendo feito o Cursão. Mas, mesmo que isso não seja possível, ainda assim deve-se enviá-los, considerando apenas a idade.

Ao completar 12 anos, o líder ou pastor da Rede deve entrar em contato com a célula de adolescentes mais próxima e conversar com o líder para que ele receba esse pré-adolescente. No primeiro dia da célula, o líder desse juvenil deverá ir com ele para apresentá-lo e também para ter certeza de que ele foi recebido lá.

Uma vez conduzidos à célula de adolescentes, eles, por si mesmos, farão o mesmo em relação aos cultos.

COMO PROCEDER NO ENVIO

Antes do envio do líder e dos juvenis, é preciso preparar a célula para isso. Nesse caso, um líder deve ser treinado com antecedência para ficar com as crianças ou para ir com os juvenis. Isso precisa ser feito da maneira certa e com zelo, do contrário, as duas células serão prejudicadas.

O envio é feito quando há mais de um juvenil, pois é o começo de uma nova célula, porém, na Rede de adolescentes. O pastor dos juvenis deve entrar em contato com o pastor da Rede de adolescentes e identificar uma célula mais próxima para enviar esse líder com os juvenis.